domingo, 3 de outubro de 2010

A REPÚBLICA: TINTAS E PINCÉIS :)




COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA PORTUGUESA NA NOSSA ESCOLA

Os trabalhos que se seguem, em registo fotográfico, resultam das diferentes iniciativas planificadas no âmbito das Comemorações do Centenário da República Portuguesa. Foram, na sua maioria, projectados e coordenados pelo docente Pedro Nunes que, com as suas turmas, reproduziu algumas caricaturas, representativas de grandes figuras políticas da Primeira República, e outras. Apenas um dos cartazes, reproduzindo a caricatura de Manuel de Arriaga, foi pintado por duas docentes de História, Carla Fernandes e Isabel Gonçalves e pela professora Coordenadora do PNL, Maria da Luz Dourado, tendo sido o esboço de todo o desenho feito na aula de EMRC sob orientações do professor. Estes trabalhos estão expostos no polivalente da escola e no espaço BE/CRE, conjuntamente com outros, realizados por alunos de 9º ano ( História ) e 5º/6º ( HGP ).
Muitas das caricaturas reproduzidas têm por modelo original o trabalho de Rafael Bordalo Pinheiro,

que representou de forma magistral, com grande sentido de humor e crítica político-social as grandes figuras da I República.Em 1875, o genial caricaturista Rafael Bordalo Pinheiro, retratando a sociedade portuguesa do tempo, cria uma das suas mais conhecidas personagens: O Zé-Povinho. Símbolo do "ignorante, servil, bonacheirão, com a sua albarda e o seu riso soez". Era a imagem da raia-miúda portuguesa (J.Augusto-França), explorada por políticos corruptos e incompetentes. Ainda hoje esta personagem continua a ser evocada, quando se pretende criticar certos comportamentos colectivos estúpidos e alarves face à sociedade e à política.

E ASSIM SE TEM PINTADO A REPÚBLICA NA "ZECA AFONSO" :

1- Está na hora de festejar os 100 anos da República!!!!!
2- José Relvas, às 9h da manhã, anuncia à varanda dos Paços do Concelho o que já todos esperavam " A Monarquia caiu... VIVA A REPÚBLICA"
A Revolução faz entre 60 a 70 mortos e cerca de meio milhar de feridos :(
3- MANUEL DE ARRIAGA

O primeiro Chefe de estado republicano, eleito em Agosto de 1911.
Curiosidades: nasceu em 1840 na cidade da Horta ( Faial, Açores), no seio de uma família aristocrática e tradicional ( o pai era miguelista). Neste caso o ditado " quem sai aos seus não degenera", não serve, pois Manuel de Arriaga, rompe com a educação conservadora que teve e adere às ideias democráticas e republicanas.
4- Estamos a pintar "Manuel de Arriaga" ...

5- Teófilo Braga.
O mais destacado vulto intelectual dos fundadores do novo regime. Logo a 5 de Outubro, é indigitado Presidente do Governo Provisório da República Portuguesa. Em 1915 é eleito Presidente da República devido à renúncia da Manuel de Arriaga.
6- Alunas de EMRC " estamos a gostar de pintar Teófilo Braga... desculpem estarmos de costas" ops!!!
CARTAZES:

7- Figuras da I República / Hino Nacional 8- Cronologia da I República










Sem comentários:

Enviar um comentário