GLOSSÁRIO

REPUBLICANISMO
Ideologia político-cultural nascida das revoluções americana e francesa, que se desenvolveu em Portugal na segunda metade do século XIX e cujo principal objectivo era acabar com o regime monárquico e substituí-lo pelo regime republicano.

PARTIDO POLÍTICO
Agrupamento de pessoas que defendem uma determinada ideologia e forma de governo e pretendem convencer os restantes cidadãos de que essa é a melhor.

DEMOCRACIA PARLAMENTAR
Sistema de governo no qual o poder executivo ( Governo ) depende do apoio do Parlamento para ser constituido e para governar.

CARBONÁRIA
Organização secreta com algumas ligações à Maçonaria, embora independente dela. A Carbonária Portuguesa defendia a queda da Monarquia, considerando legitimos todos os meios, incluindo os mais violentos.

MAÇONARIA
Organização semi-secreta, com rituais próprios, defensora da fraternidade e da liberdade. Era, então, constituida predominantemente por elementos da burguesia.

DEGREDO
O mesmo que desterro; pena que consiste em afastar o condenado da sua terra ou do seu País, eventualmente para um lugar inóspito.

BARRETE FRÍGIO
Espécie de boné, de cor vermelha, usado pelos republicanos durante a Revolução Francesa. Veio a tornar-se um simbolo da República.

LAICIZAÇÃO
Acção de tornar laico, isto é, de colocar fora da esfera da Igreja. Diz-se que há uma laicização do Estado quando todas as instituições oficiais deixam de ter um carácter religioso.

REGISTO CIVIL
Acto de registo, numa repartição do estado criada para o efeito, dos nascimentos, casamentos e óbitos. O "registo civil" ( assim chamado para o distinguir do registo religioso, até aí excusivo ) passou a ser obrigatório com a primeira República.